O mel cru é o mel que não passou por nenhum processo de filtração, super aquecimento ou adição de produtos como açúcar ou mesmo água. O mel cru é apenas espremido do favo, junto ao pólen que o compõe.

Geralmente os vendedores de mel, e empresas que vendem mel fazem isso para que esse saudável produto renda mais, e fique com uma aparência mais agradável e chamativa. O mel processado(falso) quase não traz benefícios a saúde, e apenas engorda como o açúcar, pois muitos dos nutrientes beneficiais a nossa saúde e propriedades medicinais do mel se perdem no processo de aquecimento e filtração. Não coma mel processado.

Comer mel de verdade(puro e natural, sem nenhum processamento) é a melhor coisa a fazer! Na maioria das vezes, o mel puro cristaliza, mas isso não altera em nada seus princípios e propriedades medicinais. Se você não gosta de mel cristalizado, é só deixá-lo liquido novamente, fazendo o banho maria. Já que o mel líquido ou cristalizado só se trata de diferentes estados, como água e gelo.

Para se certificar se o seu mel é puro ou falso e processado, existem alguns testes para identificar isso. Seguem eles:

1. O Teste do polegar.
Coloque uma Gota de mel em seu polegar. Se ele se espalhar imediatamente, não é puro. Se ele permanece intacto, é puro.

2. Teste A Água.
Encha um copo de água e adicione uma colher de sopa de “mel” na água. O mel puro vai agrupar e resolver na parte inferior do vidro. Mel adulterado e artificial começará a dissolver na água.

3. O teste do tempo.
O mel puro cristaliza ao longo do tempo. Mel processado ficará parecendo xarope, não importa quanto tempo ele está armazenado.

4. Acender uma fogueira.
Mergulhe a ponta de um palito de fósforo no mel a ser testado, e depois o risque. Mel natural vai acender o fósforo facilmente e a chama vai queimar o mel. Mel falsificado não acende por causa da umidade que ele contém.