Mel: alimento natural como fonte de energia

Receita de Pão de Mel Integral
18 de novembro de 2015
Obama revela receita de cerveja artesanal da Casa Branca
10 de dezembro de 2015

id2_n_f9ea4f979f799f61bd3a784b9c81c86c

Cansou do gel energético? O mel pode ser uma boa pedida para manter o “pique”, antes ou depois dos treinos.

Ter energia (de sobra) antes, durante e depois de um treino ou prova faz toda a diferença na vida de qualquer corredor. Por isso, é comum o uso de sachês de carboidrato ou gel energético para dar aquela forcinha extra. Mas, você sabia que o mel possui função semelhante e pode ser (ainda) melhor?

O mel é uma fonte ideal de carboidratos que mantém seu nível de glicose alto para obter um bom rendimento. Pesquisas realizadas pelo laboratório de nutrição esportiva e do exercício da Universidade de Memphis, nos Estados Unidos, informam que o alimento, por ser natural, é tão bom como os geis energéticos quando consumidos antes, durante ou depois dos exercícios.

Benefícios

Composto basicamente por carboidratos (frutose e glucose) e com uma pequena quantidade de proteínas, vitaminas e minerais, o mel é ideal para fornecer energia rápida ao corredor, já que é absorvido pelo organismo sem demora.

Similar a outros produtos industrializados consumidos antes e durante o exercício, o alimento é natural, com açúcares sem refinar e de fácil absorção pelo organismo. Desta forma, o mel atua com função digestiva, facilitando a captura de nutrientes, como o cálcio e o magnésio.

O consumo de mel é recomendado não só porque fornece energia e outros nutrientes, mas também por ser antioxidante, curativo, regenerativo de tecidos e (até) calmante. Ele ainda melhora a circulação do sangue e pode atuar como descongestionante, anti-inflamatório, diurético e até no combate à anemia.

Como consumir?

Caso queira integrar o mel a sua alimentação diária, opte pelo consumo logo pela manhã. Você pode adicionar à aveia e leite ou, ainda, com pão integral. Se preferir consumir ao longo do dia, adicione a pratos salgados. Combinando com óleo de soja, você pode saborear mel com carnes e saladas.

Você também pode consumi-lo com torrada integrais, frutas e iogurtes. Vale lembrar que, por ser natural, o alimento acaba sendo mais indicado pelos nutricionistas. Se você busca perder peso, lembre-se que o consumo deve ser moderado, justamente pelo alto nível calórico.

Dica: tomar uma mistura de água com mel (uma colher de sopa ou 25g) a cada meia hora de treino funciona tão bem quanto um gel energético.

Fonte: Luciana de Oliveira, nutricionista esportiva em Porto Alegre/Lenycia Neri.

Por Ana Clara Fujimori

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *